Henrique Fogaça: ‘Não ter acesso à comida é muito cruel’

QUEM
-
19/06/2023
Aos 49 anos, o chef jurado do MasterChef fala sobre nova temporada de programa, avalia os desafios da gastronomia, adianta os projetos com sua banda e diz que é um instrumento da filha especial.

Henrique Fogaça garante: não é bravo ou mal-humorado como aparenta no MasterChef Brasil, reality shows culinário no qual desde 2014 é um dos jurados. “Talvez seja meu jeito de falar, minha voz mais grossa que acaba de uma certa forma intimidando as pessoas”, justifica. “Mas eu sou muito justo nas minhas nas minhas avaliações”, lembra o chef paulista de 49 anos, que volta ao programa que o tornou famoso para mais uma temporada do MasterChef Profissionais – ele também estará na versão para pessoas com mais de 60 anos.

Fogaça conta que adora trabalhar com os cozinheiros mais velhos – na temporada atual, de amadores “jovens”, Rodrigo Oliveira excepcionalmente substituiu o colega, apenas para estes episódios. “Acho algo legal e muito produtivo. Há pessoas que na verdade, quando chega uma certa idade acabam meio que ‘desistindo’ um pouco da vida, querem ficar mais em casa, se aposentam… E o programa dá uma revigorada nessas vidas”, pondera. “São pessoas que querem dar uma reciclada”, diz ele, citando o próprio pai, de 81 anos, como um exemplo.

O chef tem um lema, que aplica não só ao programa com pessoas de mais idade como à própria vida. “Nossa mente, nosso lar. É importante manter uma mente jovem, saudável, produtiva, que tudo em volta se revigoriza e as coisas acontecem”, ensina. Em seu caso, ele não fica parado – mesmo.

Leia mais